É comum que os pets realizem passeios em área rural com os tutores, como sítios e fazendas, o que os deixa mais perto da vida selvagem, o que também os torna vulneráveis a acidentes devido ao contato com animais selvagens.
Você já ouviu falar em acidente botrópico? É um tipo de acidente ofídico específico causado por serpentes do gênero Bothrops, Bothriopsis, Bothropoides, Bothrocophias (jara-raca, jararacucu, urutu), que por sua vez são muito agressivas e responsáveis por 80% dos acidentes com serpentes. O veneno pode causar necrose no local da picada, hemorragia, além de ter um potencial nefrotóxico, que pode causar graves lesões renais. Os sinais clínicos são: edema local, dor, prostração, e graus variáveis de hemorragia em gengiva, urina com sangue e hemorragias genitais. A mortalidade é baixa, porém em casos graves podem ocorrer hemorragias extensas que se não tratadas corretamente com rapidez pode levar o paciente a óbitos.
O tratamento deve ser feito pelo médico veterinário em atendimento de emergência com soro antibotrópico ou soro polivalente que contenha soro antibotrópico, fluidoterapia com soro para preservar os rins e analgésicos para a dor.
CRIVELLENT Leandro; CRIVELLENT Sofia; Casos de Rotina em Medicina Veterinária de Pequenos Animais; São Paulo 2015.